O coração de Carlos

O coração de Carlos

Carlos era um menino muito pobre e costumava brincar na rua sozinho, certo dia um homem de boa aparência e simpático que passava se aproximou dele e perguntou: você conhece Jesus? Respondeu Carlos: desculpe-me, mas não converso com estranhos, mas não conheço ninguém nesta rua com este nome, posso ajudar a procurá-lo, como ele é? Não obrigado, de fato ele morou em outro lugar. Pedro apresentou-se e desculpou-se por interromper incomodar Carlos e continuaram conversando. Pedro contou a Carlos a história de Jesus, dizendo: há muitos anos Jesus nasceu pobre numa manjedoura e recebeu a visita de homens importantes e até os anjos cantaram para ele quando nasceu. Carlos ouviu atentamente e emocionou-se, pois conhecia a pobreza.
Pedro disse: Jesus foi uma criança diferente, cresceu e se tornou um homem especial, sem erros e sem maldade. Com muita competência e paciência, o senhor Pedro relatou ao menino Carlos a vida e morte de Jesus na cruz, até leu alguns textos da Bíblia: «Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito (Jesus Cristo), para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.» (João cap. 3, verso 16). Carlos perguntou: sendo Jesus tão maravilhoso e amoroso, por que o mataram na cruz? Pedro explicou, embora Jesus seja totalmente poderoso, ele também é completamente obediente a seu Pai, Deus. Sabia que estava morrendo pelos pecados do mundo.
Pediu Carlos: Pedro, por favor, conte-me mais a respeito de Jesus, mas vamos para um lugar melhor para conversar, encontraram à sombra de uma árvore e ali Pedro continuou dizendo: a história de Jesus mostra o amor de Deus, que em Cristo deseja ser nosso amigo; mas o Diabo nos odeia, persegue, ele é o príncipe das trevas e procura destruir a todos. A Bíblia alerta: «…?escolham hoje a quem irão servir?…» (Josué cap. 24, verso 15). «Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? (Hebreus cap. 3, verso 3). «…?todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus?…» (Romanos cap. 3, verso 23).
Acrescentou Pedro: querido Carlos, somente Deus vê o coração, se pudéssemos ver o coração como Deus, ficaríamos surpresos e envergonhados diante dele e dos homens. «O Senhor, contudo, disse a Samuel: Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.» (1 Samuel cap. 16, verso 7). Deus nos criou perfeitos e semelhantes a ele. Você já teve maus pensamentos e atitudes erradas? Como por exemplo: orgulho, egoísmo, intrigas, gula, fofoca, mentira, inveja, ódio, raiva, vingança, preguiça, desrespeito, desobediência, etc. Quando estes pecados nos dominam, significa que Satanás controla nossa vida e não temos verdadeira alegria e paz no coração.
Mas Deus nos observa desejando nos ajudar, Deus pode transformar nosso coração e nos conduzir pelo caminho certo que é Jesus Cristo, o Espírito Santo de Deus nos guiará e iluminará. «Respondeu Jesus: ‹Eu sou o caminho, a verdade e a vida›. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.» (João cap. 14, verso 6). Acontece algo maravilhoso no coração quando Deus tem total liberdade, espaço e controle. Se você desejar, pedir e abrir seu coração, Deus o limpará de todo pecado. Carlos emocionado com as palavras de Pedro disse: sim, eu abro meu coração agora mesmo para Jesus. O menino sentiu paz, alegria e alívio dos pecados que não mais carregava.
Pedro disse: Jesus é educado, ele não invade a casa nem o coração de ninguém, ele espera o convite, como diz a Bíblia: «Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.» (Apocalipse cap. 3, verso 20). Você agora tem um novo coração onde Deus habita e o protege. Você é nova criatura, nova pessoa e precisa se cuidar e se alimentar, você fala com Deus em oração e Deus fala com você através da sua Palavra, a Bíblia. Esta conversa é muito importante para seu crescimento e saúde.
Deus ama as crianças: «Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: ‹Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.›» (Marcos cap. 10, verso 14). Mas o Diabo deseja nos afastar de Deus e esvaziar o nosso coração de sua Palavra, apenas para nos prejudicar, como disse Jesus: «O ladrão (Diabo) vem apenas para furtar, matar e destruir; eu (Jesus) vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.» (João cap. 10, verso 10).
Mas este é o conselho que dá Palavra de Deus: «Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.» (Efésios cap. 6, versos 10 a 17).
Estimado leitor, da mesma forma como Jesus entrou no coração de Carlos e fez maravilhas, ele também bate a porta do seu coração para realizar milagres. «Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.» (Romanos cap. 8, verso 34). Jesus quando aqui esteve prometeu voltar, mas esperar para tomar uma decisão é perigoso, pois não sabemos quando ele voltará. «E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.» (João cap. 14, verso 3).
Com crescente violência, problemas e doenças o futuro reserva apenas incertezas. Morrer sem Cristo significa morte e separação eterna de Deus. E viver com Cristo significa salvação eterna com Deus e vida mesmo depois da morte. Então, aceite o transplante que Deus deseja fazer e viva com o novo coração dele.
(Observação: Nesta edição foram atribuídos nomes
aos personagens para facilitar a leitura.)
(Revised by L. M. / Good News)